FILHAS DO VENTO

Brasil, 2004, cor, 85min.

 

Direção: Joel Zito Araújo.

Produção: Marcio Curi e Carla Gomide.

Trilha Sonora: Marcus Viana.

Direção de Fotografia: Jacob Solitrenick.

Gênero: Drama.

 

Elenco: Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Taís Araújo, Maria Ceiça, Thalma de Freitas, Danielle Ornellas, Rocco Pitanga, Kadu Carneiro, Zózimo Bulbul, Jonas Bloch.

Prêmios

Numa pequena cidade em Minas Gerais as irmãs Maria "Cida" Aparecida e Maria "Ju" da Ajuda têm objetivos bem distintos. A primeira quer se tornar uma famosa atriz e para isto é imperativo que deixe o lugarejo, já a segunda só pensa em namorar. Vivem com Zé das Bicicletas, o pai delas, que foi abandonado pela mulher e é muito rigoroso com o comportamento das filhas. Quando ele acusa injustamente Cida de estar se envolvendo com Marquinhos, o namorado de Ju, ela fica tão magoada que deixa a cidade e vai para o Rio de Janeiro na esperança de ser atriz, e consegue. A vida de cada irmã seguiu seu curso e elas ficam sem se falar por mais de 4 décadas. Com a morte de Zé das Bicicletas, Cida retorna para a sua cidade natal para o enterro do pai. O encontro dela com Ju será inevitável, mas elas têm muita mágoa uma da outra e talvez seja difícil resolver 40 anos em alguns dias.

  • 32º Festcine Gramado – (2004)  nas categorias Melhor Filme, pela crítica, Melhor Diretor para Joel Zito Araüjo,  Melhor Ator para Milton Gonçalves, Melhor Atriz para Ruth de Souza e Léa Garcia, Melhor Ator Coadjuvante para Rocco Pitanga, e Melhor Atriz Coadjuvante para Taís Araújo e Thalma de Freitas.

  • 8ª Mostra de Tiradentes – (2005) na categoria Melhor Filme pelo Júri Popular.